Comprar um apartamento sem precisar de um valor de entrada? É Possível ? São inúmeras as pessoas que sonham em sair do aluguel, por sabermos justamente que é uma despesa que não nos traz retorno. Mas muitas dessas pessoas que querem se livrar dele, ficam se questionando em relação ao valor de entrada necessário para financiar sua primeira casa própria. Perguntam ainda se é possível realizar esse financiamento sem ter necessariamente um valor para entrada. Baseado nessas questões, preparamos esse texto para te explicar como você pode conseguir o seu tão sonhado apartamento através de um financiamento.
Como funciona o financiamento de imóveis?
Resumidamente, se trata de uma linha de crédito especial, oferecida por bancos, instituições financeiras e até mesmo pelas próprias construtoras. Ela é baseada no seu histórico de pagamentos, esse financiamento é destinado exclusivamente para o uso da compra do seu imóvel novo, usadas ou na planta. Podem ser destes imóveis: casas, apartamentos ou até terrenos.
A pessoa interessada em contratar um financiamento deve ter alguns requisitos básicos, como: ser maior de 18 anos, não ter restrições em seu nome relacionadas ao crédito e comprovar a capacidade do pagamento do seu financiamento. Após aprovado, o dinheiro é depositado na conta do proprietário atual do imóvel que você escolheu adquirir, depois você vai pagando o valor em parcelas mensais até quitá-las.
Por que é importante escolher melhores condições de financiamento?
Da mesma forma que temos o maior cuidado para escolher o nosso primeiro imóvel, também devemos ter cuidado para escolher as nossas condições de financiamento imobiliário. Afinal, se trata de algo que irá influenciar nossa vida financeira durante alguns anos, mesmo que tenhamos diversas vantagens dentro desse financiamento. Além disso, devemos escolher bem por qual instituição financeiras iremos optar, pois somos avaliados de acordo com nosso perfil e algumas instituições irão facilitar o financiamento, ao passo que outras irão dificultar. Com isso, podemos ver o quão importante é escolher as nossas condições de financiamento e também pesquisar sobre entradas.
Além de comprovarmos que conseguiremos pagar as parcelas do nosso financiamento dentro de todas as condições, o que passa ainda mais segurança para a instituição financeira é um valor de entrada. É comum encontramos dificuldade no momento de juntar este valor.
Agora após explicar como funciona o financiamento imobiliário e a importância de escolher bem as condições financeiras dentro dele, vamos a questão que deixa muitas pessoas em dúvida: é possível realizar um financiamento sem dar um valor de entrada?
Como dito acima, o valor de entrada é muito importante para a instituição financeira para que ela tenha mais segurança e possa nos oferecer melhores condições financeiras, já que comprovamos a capacidade de pagar esse financiamento.
Mas mesmo dentro dessas condições de segurança para o banco, ainda podemos realizar esse financiamento sem necessariamente um valor de entrada. Através do programa habitacional Casa Verde e Amarela existe essa possibilidade, para brasileiros que se encontram na chamada Faixa 1: se trata de pessoas com a renda mensal bruta abaixo de R$ 1.800,00. Com essa renda, a instituição financeira entende que o subsídio 100% do valor do imóvel, isentando a necessidade de um valor de entrada.
Então sim, é possível conseguir adquirir seu primeiro apê sem precisar de uma entrada!
Apenas tenha atenção pois se você não atende à essas condições do programa, você precisará de uma entrada. Contudo não é nada que vá “doer” do seu bolso. Fique sempre por dentro das ofertas da Metrocasa porque você pode conseguir financiamentos com valores de entrada bastante flexíveis.