O que são as unidades Não Residenciais?

Perspectiva meramente ilustrativa – Apartamento decorado, Metrocasa Berrini

Com o constante avanço tecnológico, a busca por imóveis tornou-se consideravelmente mais simples e acessível, graças a plataformas como Airbnb, Loft, QuintoAndar, Imóvel Web e ZAP Imóveis. Essas inovações permitem anunciar propriedades sem a necessidade de envolver diretamente às imobiliárias locais, impulsionando o modelo de aluguel de curta duração e atendendo às demandas de investidores interessados em locações temporárias, resultando na ascensão das chamadas unidades NR (Não Residenciais). Neste artigo iremos explorar o conceito desses imóveis. Confira!

Não Residenciais – NR

As unidades NR têm como principal finalidade oferecer serviços de hospedagem e acomodações temporárias ou provisórias. É fundamental destacar que os compradores/investidores não terão autorização para estabelecer residência permanente nas propriedades, pois estas são exclusivamente voltadas para geração de renda por meio de investimento passivo. Além disso, essa modalidade envolve a criação de empreendimentos que combinam infraestrutura tanto para moradia fixa quanto temporária.

Nesse contexto, os inquilinos geralmente têm a conveniência de alugar essas unidades já completamente mobiliadas e equipadas.

Perspectiva meramente ilustrativa – Portaria com clausura, Metrocasa Interlagos

Condomínio e áreas comuns

Para atender às demandas do mercado de aluguel por temporada, conforme mencionado anteriormente, essas unidades estão localizadas em empreendimentos com unidades residenciais (moradia fixa) que oferecem um sistema de Portarias com Clausura, simplificando o controle de acesso e prevenindo a entrada de pessoas não autorizadas. A verificação geralmente ocorre de forma individual e em etapas, o que evita possíveis transtornos tanto para os moradores permanentes quanto para os temporários. Além disso, as áreas comuns do condomínio são equipadas com espaços de lazer e comodidades, como área para churrasco, academia, piscina, lavanderia, entre outras. 

Regras para os aluguéis por temporada

As regulamentações aplicadas a unidades não residenciais devem estar em conformidade com as orientações estabelecidas na Lei do Inquilinato, que serve como alicerce para a formulação das cláusulas dos contratos de locação de propriedades urbanas. 

Perspectiva meramente ilustrativa – Fachada, Metrocasa Estação João Paulo I

Vantagens dessas unidades 

• Esse tipo de imóvel tem potencial para gerar um retorno financeiro significativo em comparação com aluguéis residenciais (moradia fixa). No entanto dependerá de diversos fatores, como a taxa de ocupação de outros imóveis na região, a infraestrutura do bairro e a demanda sazonal ou de eventos próximos;

Os condomínios oferecem uma infraestrutura de alta qualidade e segurança, mas a disponibilidade para uso das áreas comuns e lazer pode variar de um prédio para outro, como mencionado anteriormente;

• Algumas unidades têm metragens mais compactas, o que resulta em preços de compra mais acessíveis e, ao mesmo tempo, reduz significativamente os custos de manutenção.

Encontre imóveis bem localizados para investir

Se você está considerando investir nessa modalidade, os consultores imobiliários da Construtora Metrocasa estão à disposição para te apresentar os projetos mais bem localizados da cidade, com alto potencial de retorno e máxima rentabilidade.

CLIQUE AQUI para falar com um especialista em investimentos.

Continue acompanhando mais conteúdos como esse em nossas redes e mídias sociais:

Blog Metrocasa: https://metrocasa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/construtorametrocasa/
Instagram: https://www.instagram.com/construtorametrocasa/
TikTok: https://www.tiktok.com/@construtora_metrocasa
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/metrocasa/mycompany/
Pinterest: https://br.pinterest.com/construtorametrocasa/
YouTube: https://www.youtube.com/@ConstrutoraMetrocasa

Compartilhar:

Mais Postagens

Assine nossa Newsletter!